LogoIguatemi News

Governo de MS inicia assinaturas do Contrato de Gestão 2026

Programa nacional pretende melhorar serviços públicos com projetos inovadores

30/01/2026 às 16:24
Por: Redação

O Governo do Mato Grosso do Sul deu início às assinaturas do Contrato de Gestão 2026, como parte de um programa de renome nacional focado em planejamento estratégico e gestão eficiente. O governador Eduardo Riedel, na sexta-feira (30), liderou a cerimônia que marca esse processo, conhecido por definir projetos e estabelecer metas para as secretarias ao longo do ano. A expectativa é de que o programa traga melhorias significativas aos serviços oferecidos à população.

 

A primeira assinatura do ano ocorreu com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE MS). Durante o evento, o governador destacou a importância do planejamento e atualização constantes, além do monitoramento dos indicadores. Ele ressaltou que a organização do trabalho em equipe é fundamental para alcançar as metas definidas no plano de gestão.

 

A procuradora-geral, Ana Carolina Ali, apresentou um conjunto de dez projetos, prevendo trinta entregas para 2026. Entre as iniciativas estão a implementação do Cadastro Informativo de Créditos não Quitados (Cadin), automação para aquisição de medicamentos e utilização de inteligência artificial em pareceres. Adicionalmente, o foco está na automação de processos e geração de petições, prevenção de litígios, transações tributárias, e aprimoramento nos cálculos para cumprimento de sentenças estaduais.

 

Outro ponto abordado é a simplificação de procedimentos através dos "contratos de facilities", além da implementação de políticas de Compliance. Ana Carolina Ali destacou a abordagem inovadora da PGE, focada na prosperidade e na inclusão, buscando a segurança jurídica e a representação eficaz do Estado em casos impactantes para o governo.

 

Processo de Avaliação e Monitoramento

O Contrato de Gestão segue um cronograma estruturado de atividades, começando com as secretarias definindo suas metas e projetos anuais e apresentando-os ao governador para formalizar o compromisso. Em fevereiro, são realizadas oficinas com gestores de cada pasta para orientar as ações. A execução dos projetos e o monitoramento de todas as propostas seguem posteriormente, com avaliações regulares até a conclusão em 2026.

 

Segundo Thaner Castro Nogueira, secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, o andamento dos projetos é acompanhado regularmente, com encontros semestrais para avaliação do progresso. Ele explica que a inclusão dos projetos na agenda do governador oferece às secretarias uma chance de apresentarem suas propostas, promovendo uma gestão integrada e eficiente. "Isso reflete o constante processo de amadurecimento e governança do Estado", concluiu.

 

© Copyright 2025 - Iguatemi News - Todos os direitos reservados