
O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) implementará novas regras para o curso de Reciclagem para Condutores Infratores a partir desta quinta-feira, em Campo Grande. A principal alteração é o aumento da carga horária, que agora passa de 30 para 45 horas/aula, visando aprimorar a formação dos motoristas com direito de dirigir suspenso.
Os condutores interessados deverão ter o bloqueio de suspensão ativo em seu prontuário e completar a inscrição e pagamento dentro dos prazos estipulados. A presença no curso é integralmente obrigatória. Ausências só poderão ser justificadas com atestado médico ou ordem judicial, permitindo reposição de aulas sem custo adicional, conforme orientação do curso.
As aulas presenciais ocorrerão nos dias 08, 09, 10, 12, 13, 14, 15 e 16 de janeiro de 2026, com horários das 16h30 às 20h55 nos dias úteis e aos sábados das 07h30 às 11h55 e 13h00 às 17h25. As atividades terão lugar no Bloco 19, na Gerência de Cursos e Capacitação do Detran-MS. Agora, os alunos também têm a opção do ensino a distância (EAD) com aulas ao vivo. O sistema de avaliação foi reformulado, reduzindo o número de questões de 21 para 20, e as provas podem ser feitas por escrito ou online.
Com as mudanças, Detran-MS fortalece seu compromisso com a educação no trânsito e segurança viária.
Essas alterações têm como objetivo uma formação mais abrangente e ajustada às novas diretrizes nacionais, enfatizando responsabilidade, prevenção de infrações e redução de riscos nas estradas.
Para participar, as inscrições devem ser realizadas através do Portal de Serviços Meu Detran, na seção de Educação, sob a opção Cursos Presenciais. O valor do curso é de 264,65 reais.
O Detran-MS alinha-se a diretrizes nacionais, reforçando formação e segurança viária.
Essas ações são parte do compromisso contínuo com a educação para o trânsito, buscando ampliação de conhecimentos e práticas que contribuam para um trânsito mais seguro e consciente. As expectativas são que as novas regras ajudem a minimizar infrações e melhorar a coexistência nas vias.