Arrecadação Federal Acumulada em 2025 Supera Ano Anterior Apesar da Queda em Agosto

Desempenho arrecadatório é o melhor desde 2000, impulsionado pelo crescimento nos meses anteriores.

23/09/2025 às 21:50
Por: Redação

A arrecadação federal em agosto de 2025 totalizou R$ 208,7 bilhões, representando uma redução de 1,5% em comparação com agosto de 2024. No entanto, o acumulado do ano até agosto alcançou R$ 1,888 trilhão, superando em 3,73% o mesmo período do ano anterior.

“Importante observar que se trata do melhor desempenho arrecadatório desde 2000 para o período acumulado”, enfatiza o documento publicado pela Secretaria Especial da Receita Federal do Ministério da Fazenda.

A Receita Federal atribui a queda na arrecadação em agosto a mudanças legislativas no Imposto de Renda Retido na Fonte Juros sobre Capital Próprio (IRRF-Capital) e aos gastos tributários (isenções) relacionados à calamidade no Rio Grande do Sul.

“Sem considerar os pagamentos atípicos, haveria um crescimento real de 4,99% na arrecadação do período acumulado e de 0,23% na arrecadação do mês de agosto”, explica a Receita Federal.

O mês de agosto também registrou perdas na tributação do Imposto de Renda Pessoa Jurídica e da Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL), e na tributação da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins); do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).

© Copyright 2025 - Iguatemi News - Todos os direitos reservados