Segunda, 11 de Agosto de 2025
Um delivery de reciclagem proposto pela startup baiana Solos é a novidade em destaque na Festa Literária Internacional do Pelourinho, a Flipelô. O projeto visa facilitar a coleta seletiva e o descarte adequado de livros para os moradores do Pelourinho, em Salvador.
Com um espaço situado no Terreiro de Jesus, no centro histórico de Salvador, a startup aproveita a maior festa literária da Bahia para explicar aos moradores e comerciantes do Pelourinho como o projeto funciona. Basta separar o lixo dentro de casa ou do seu comércio e ligar para o telefone (71) 99957-8803 para que um triciclo elétrico passe em seu endereço para recolher o lixo. O agendamento dessa coleta também pode ser feito pelo site.
O projeto chamado Roda, ainda em fase de teste, será realizado até dezembro. O programa alinha logística urbana, promoção da reciclagem e inclusão social de catadores.
“Essa iniciativa do Roda é um projeto-piloto em parceria com a prefeitura de Salvador e que está acontecendo aqui no centro histórico inicialmente, mas com a pretensão de, quem sabe, chegar em mais espaços”, diz Olga Rocha, engenheira sanitária ambiental.
Outras iniciativas sustentáveis também estão sendo apresentadas no Terreiro de Jesus, incluindo o projeto Circule um Livro, desenvolvido pela Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) e pela Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf), que promove a troca gratuita de livros, estimulando a leitura e a economia circular.
A Flipelô acontece até domingo (10) no centro histórico de Salvador, com programação inteiramente gratuita. Mais informações sobre a festa literária e toda sua programação podem ser obtidas no site.
* A equipe da Agência Brasil viajou a convite da Motiva, patrocinadora e parceira oficial de mobilidade da Flipelô 2025