Sexta, 25 de Abril de 2025
As inscrições para o programa MS Supera, que concede um salário mínimo (1.518 reais) para incentivar a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica em cursos universitários e técnicos, seguem abertas até o próximo dia 24 de março. A iniciativa, que visa reduzir a evasão escolar, está oferecendo 100 novas vagas, complementando as 2.100 já preenchidas de um total de 2.200 disponíveis.
Os interessados devem se inscrever no site da Sead (www.sead.ms.gov.br), anexando os documentos necessários. O resultado preliminar será divulgado em 28 de março, e o final, após análise de recursos, em 3 de abril. O cronograma foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado na última sexta-feira (14).
Requisitos e critérios
Para participar, os estudantes precisam estar matriculados em cursos de educação profissional técnica de nível médio ou em instituições de ensino superior públicas ou privadas, além de residir em Mato Grosso do Sul há mais de dois anos. Também é necessário comprovar renda individual de até 1,5 salário mínimo ou renda familiar bruta mensal de no máximo 3 salários mínimos.
Outros requisitos incluem não possuir graduação de nível superior, não ter reprovação em mais de quatro disciplinas no momento da inscrição e estar inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal). Os candidatos que cumprirem os critérios, mas não forem selecionados dentro do número de vagas, ficarão em cadastro de reserva.
Prioridade na seleçãoA classificação dos habilitados seguirá uma ordem de prioridade: 1) Pessoas indígenas; 2) Candidatos com menor renda média familiar; 3) Mães solo que residam com filhos menores de 18 anos ou com filhos com deficiência de qualquer idade, sob sua responsabilidade; 4) Pessoas com deficiência; e 5) Candidatos de maior idade.
O benefício será repassado diretamente ao estudante por meio de transferência bancária. Mais detalhes, incluindo a lista completa de documentos necessários, estão disponíveis na resolução publicada na edição extraordinária do Diário Oficial do Estado do último dia 14.